3.8.09

Utilidade Publica - Gripe Suína

Abaixo, segue o email de um grande amigo meu, o moreno, sobre a gripe suína.

---------------------------------------------------------------------------

Informação de utilidade pública.

Estou com suspeita de gripe suína, pros que não sabem.
Nessa quinta-feira fui ao pronto socorro na experança de fazer o exame e conseguir o Tami Flu.
Mal eu sabia que a orientação é a de só fazer o exame e dar o remédio para pacientes que se enquadrem nos chamados "critérios de risco" (gravidas, idosos, portadores de doenças renais e de doenças cardeovasculares). Naquele dia já não era mais possível (e não sei se ainda continua assim) fazer o exame em laboratorio particular - o Fleury estava fazendo o exame por R$ 115,00.
O que me foi dito é que só o Adolfo Lutz poderia fazer o exame, a partir daquela data, que poderia ser colhido em qualquer pronto socorro, des de que fossem colhidos dos tais pacientes de risco apenas.
Estou escrevendo esse email pra avisar: não adianta ir ao pronto socorro se sua intenção é apenas fazer o exame e pegar o remédio.
Tudo que você vai conseguir no pronto-socorro é um atestado de afastamento do trabalho por 7 dias e uma prescrição de antitermico e, ou, antibiótico (no caso dos que apresentam alguma infecção). Além de compartilhar o mesmo ar com algumas dúzias de pacientes mascarados muito mal-informados pela nossa atrapalhada imprensa sobre a nossa confusa política de combate ao vírus.
Todos esse vão ao PS na experança de pegar o Tami Flu e, no máximo o que conseguem é fazer um bom intercâmbio das mais variadas espécies de vírus de gripe. E se você realmente não estiver com o virus da gripe suína (coisa que você nunca vai saber, a não ser que esteja grávida, seja idoso, ou tenha tido enfarte), corre até o risco de pega-lo ali mesmo.

Se você estiver gripado, vá ao pronto socorro apenas se você estiver com sintomas graves. Quer dizer, só vá naquelas situações nas quais você iria de qualquer maneira se não houvesse essa história da gripe suína.
Se você estiver com febre durante alguns dias (como eu estava e estou) e está com suspeita de gripe suína o melhor que tem a fazer é ficar em casa de repouso por alguns dias, tomando água, etc...
Vá no médico, se quiser, pra pegar receita de remédio, ou atestado, mas no pronto socorro não. Não vai adiantar nada! Você vai sair com a mesma dúvida com que entrou.

Na minha opinião o grande perigo dessa gripe não é a gripe em si, mas sim o alarde que estão fazendo, a falha de comunicação e a confusa política de combate, que muda a conduta todo dia. As pessoas estão tomando as atitudes erradas por conta de má informação. Os 9 milhões de Tami Flu estão estocados enquanto temos ainda apenas 100 mil infectados. Muitas pessoas têm o vírus, não sabem, mas saem de casa depois de uma aparente melhora. O negócio corre o risco de se tronar algo maior por causa dessa trapalhada toda.

Abraços e beijos (de longe, por enquanto),

Nenhum comentário: